Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018).

O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.

O Centro Português de Fotografia associa-se a esta iniciativa através do projeto Documento do Mês - através de peças do seu acervo mostrará peças de património material e imaterial português e europeu.


Arquivos e Coleções

 
Portugal – Monastère de Batalha  
 
   

Anónimo
Portugal – Monastère de Batalha
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/0014

O mosteiro dominicano da Batalha foi construído para comemorar a vitória dos portugueses sobre os castelhanos na batalha de Aljubarrota em 1385.

Era suposto ser o principal projeto de construção da monarquia portuguesa durante dois séculos. Um estilo gótico nacional tardio muitíssimo original evoluiu para um estilo manuelino, como se revela pela obra-prima, o Claustro Real.

O Mosteiro da Batalha foi classificado como monumento nacional por um decreto publicado em 17 de janeiro de 1907.

Em 2012 foi criado um centro de interpretação. Hoje, os visitantes têm acesso a mais espaços e a novas informações que contribuirão para um conhecimento mais aprofundado e mais integrado do património mundial.

 
   

Fundo Bibliográfico

 
Marco (Armando José Moreira). 1996. Ribeira Douro  
   


“Marco (Armando José Moreira). 1996. Ribeira Douro:
edição comemorativa da Classificação da Ribeira Portuense como Património Cultural da Humanidade.
Porto: Câmara Municipal do Porto. Arquivo Histórico.”

Tinha conhecimento que o Centro Histórico do Porto é a área mais antiga da cidade?
As características singulares do centro histórico do Porto fizeram com que em dezembro de 1996, a UNESCO o classificasse como "Património Cultural da Humanidade". Uma cidade com grande valor estético e de organização urbana com inúmeros edifícios históricos que testemunham o seu desenvolvimento já milenar.

A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade e faz parte do Centro Histórico do Porto. De origem medieval, sempre foi uma zona de muito comércio e de movimentação de pessoas, devido à proximidade do rio Douro. Composta por fascinantes casas antigas, permanece a história, os costumes, hábitos e tradições e uma paisagem única, resultado do aglomerado de casas coloridas e de ruas estreitas que olham para o Rio Douro e para Vila Nova de Gaia.

 
Equipamento Fotográfico em destaque

 
Liberty 620, ca. 1950  
   


Liberty 620, ca. 1950
Construtor Ico S.C., Bélgica

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00732
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Surge na Bélgica, um dos países fundadores da União Europeia, na viragem para a segunda metade do século XX. É um caixote resistente e leve, completamente fabricado em metal cromado, e de funcionamento simples e intuitivo. Utiliza filme em rolo 620 para exposições de 6x9 cm.
Curiosamente, a marca – Ico S.C. - não é muito conhecida em Portugal e não se conhecem outros dos seus modelos, o que tornam esta câmara uma raridade.

 
© 2018 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels