Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
O “Documento do Mês”, como meio privilegiado de dar a conhecer o nosso acervo presencialmente e à distância é apresentado na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, sede do CPF.


Arquivos e Coleções

Dando seguimento à mostra de imagens da Coleção Nacional de Fotografia, daremos a conhecer fotografias nas quais Portugal nos é revelado, por autores nacionais e estrangeiros.


 
VARGE, SERRA DO MONTEZINHO, Trás-os-Montes, Portugal  
 
   

Georges Dussaud
VARGE, SERRA DO MONTEZINHO, Trás-os-Montes, Portugal
Coleção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF/004568

O fotógrafo francês Georges Dussaud mostra-nos, através das suas imagens, o que vale a pena contemplar, ao mesmo tempo que confere a cada momento fotografado as características de um mistério. Não nos é possível ficar indiferente à intensa relação do fotógrafo com o acontecimento registado. Quem observa as suas fotografias participa dessa intensa relação com a realidade da paisagem e das histórias de vida que os rostos transmitem.

As imagens de Dussaud são testemunho dos seus encontros afetivos e da convivência franca com as pessoas e os seus modos de vida, figuras anónimas que na banalidade e na dureza das suas vidas são os grandes arquitetos da história e da identidade de Trás-os-Montes.


 
   

Fundo Bibliográfico

Na vertente “Fundo Bibliográfico” o documento do mês contará com uma seleção de publicações de temas vários, dando destaque às novidades disponíveis para os utentes da Biblioteca Pedro Miguel Frade, ou seja, exibindo as incorporações mais recentes.

ENSAIAR: FOTOGRAFIAS DE VALTER VINAGRE


“ENSAIAR: FOTOGRAFIAS DE VALTER VINAGRE”

Tinha conhecimento que Valter Vinagre já expôs no Centro Português de Fotografia?

Valter Vinagre é um conhecido fotógrafo português, nasceu no concelho da Anadia em 1954. Estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 – 1989) em Lisboa. Desde 1988 que Valter Vinagre apresenta exposições individuais, tendo também participado em diversas exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro.

A publicação exposta é o resultado de um projeto designado “Ensaiar” que se realizou entre 05 de janeiro e 10 de fevereiro de 2005 no âmbito da festa profano-religiosa, que marca os Festejos de Carnaval da Nazaré.

O presente projeto apresenta fotografias que se distanciam do habitual registo documental e nos permite ir mais além ao refletir através da imagem as (…) cenas do Entrudo na Nazaré, de pessoas que vivem o Carnaval de um modo singular, exprimindo nesses dias de folia o sentir de coisas profundas que lhes vai na alma (…) momento fulcral em que se esquece o pesadelo dos dias negros de Inverno” (Rocha 2005).

Rocha, Jaime e Valter Vinagre (fotogr.). [2005]. Ensaiar: fotografias de Valter Vinagre. Lisboa: Assírio & Alvim.

 
Equipamento Fotográfico em destaque

No que respeita à Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico revelaremos, no corrente ano, variadas câmaras fotográficas, dando realce a pormenores de interesse sobre as mesmas.

 
Polaroid Model 150 Land Camera, ca 1957-1960  


Polaroid Model 150 Land Camera, ca 1957-1960
Construtor Polaroid Corporation, Cambridge, EUA

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00031
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Ainda na primeira metade do século XX surgiam no mercado as primeiras câmaras da marca Polaroid, pelas mãos do físico Edwin H. Land, fundador da Polaroid Corporation. Embora a ideia de revelação de fotografias no interior da câmara fotográfica não fosse propriamente original, a Polaroid transformou este conceito no primeiro grande sucesso comercial da fotografia instantânea.

 
© 2018 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels