Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018).

O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.

O Centro Português de Fotografia associa-se a esta iniciativa através do projeto Documento do Mês - através de peças do seu acervo mostrará peças de património material e imaterial português e europeu.


Arquivos e Coleções

 
Évora  
 
   

Carlos Afonso Dias
Évora
Gelatina, prata
Coleção Nacional de Fotografia, CNF 0365

O Templo Romano de Évora localiza-se no centro histórico de Évora- Património Mundial da UNESCO - Portugal. Remonta ao século I dC, época em que Évora era um importante posto militar romano, após o seu apogeu como sede do comandante militar romano Quintus Sertorius durante o primeiro século aC.

É um dos marcos mais importantes da cidade e uma das peças mais importantes da arquitetura romana em todo o território nacional.

 
   

Fundo Bibliográfico

 
Machado, Paula Costa e fotogr. Hélder Ferreira. 2002. Bugiada: Valongo. [Mafra]: ELO.  
   


"Machado, Paula Costa e fotogr. Hélder Ferreira. 2002. Bugiada: Valongo. [Mafra]: ELO."

Tinha conhecimento que a Festa da Bugiada, em Valongo realiza-se no dia de São João, a 24 de junho?

A Festa da Bugiada celebra-se na freguesia de Sobrado, no município de Valongo. O ato festivo caracteriza-se pela guerra entre o Bem e o Mal, ou seja, uma luta entre os cristãos, que são denominados "Bugios” e os mouros designados de "Mourisqueiros".

A Festa da Bugiada tem uma narrativa popular que dá conta da disputa de uma imagem milagrosa de São João, detida pelos “Bugios”, a que os “Mourisqueiros” pretendem obter para salvar a filha do seu rei.

Durante todo o ano a comunidade local trabalha nos preparativos da festa e o grandioso espetáculo cénico inicia-se pela manhã do dia 24 de junho onde se assiste aos preparos para embelezar e caracterizar as personagens desta manifestação popular e património cultural.

 
Equipamento Fotográfico em destaque

 
Foca (*), tipo 1946, ca. 1946  
   


Foca (*), tipo 1946, ca. 1946
Construtor O.P.L. - Foca, Optique et Précision de Levallois S.A., França

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/01072
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


Vem de França e tem a sua origem num fabricante que também produzia metralhadoras e outros equipamentos de precisão militar.
As lendárias câmaras Foca foram possivelmente inspiradas pelas alemãs Leica e a sua produção durou mais de 20 anos. O modelo aqui apresentado tem o número de série 17679, o que permitiu aos nossos técnicos identificar a data e o modelo da câmara, determinando assim que se trata, provavelmente, do modelo mais raro de entre todas as Foca.

 
© 2018 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixels