Logo do cpf
 
Página principal Edífício Funções Exposições Património História Notícias Perguntas Frequentes Contactos Ligações Loja Mapa do site
   
 
Documento do Mês

 
  Notícias
 
Navegação Rápida
 
     
English Version
 
site da DGLAB  
:: Documento do mês
Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018).

O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.

O Centro Português de Fotografia associa-se a esta iniciativa através do projeto Documento do Mês - através de peças do seu acervo mostrará peças de património material e imaterial português e europeu.


Arquivos e Coleções

 
Madeira, Seascape  
 
   

Wolf Suschitzky
Madeira, Seascape
Gelatina e sais de prata
PT/CPF/CNF/ 001137

O mais antigo estúdio de fotografia do país situa-se na Ilha da Madeira e reúne um vasto espólio composto por cenários, máquinas fotográficas e um arquivo fotográfico com cerca de 800 mil negativos. O estúdio, fundado em 1848 por Vicente Gomes da Silva, foi transformado em museu, sendo, hoje o Photograhia – Museu “Vicentes”.
A ilha da Madeira foi descoberta pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco em 1419, que apelidaram a ilha de ‘Madeira’ devido à abundância desta matéria-prima. Em 1976, a Madeira passou a ser uma Região Autónoma da República Portuguesa, ganhando assim poder legislativo.

 
   

Fundo Bibliográfico

 
AÇORES  
   


“AÇORES”

Tinha conhecimento que as festas do Espírito Santo têm bastante significado nos Açores?

As Festas do Espírito Santo vieram para os Açores com os primeiros povoadores. São as mais populares do arquipélago sendo que as celebrações apresentam diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias. O Espírito Santo é simbolizado por coroas e bandeiras, todos eles com pombas representadas.

A sequência ritual das festas do Espírito Santo permite um conjunto de refeições, dádivas e distribuições de alimentos cerimoniais às populações. Nestas dádivas estão incluídas em algumas localidades, as Sopas do Espírito Santo - feitas à base de carne de vaca cozida e de fatias de pão de trigo - diversas variedades de pães e de massa sovada, biscoitos e doces. Estas sopas são oferecidas pelo mordomo a toda a população (AZORES.GOV.PT 2018).

Presidência do Governo dos Açores. 2018. Culto do Espírito Santo. Acedido a 11 de junho de 2018.
+informação
Abreu, Maurício de, Álamo Oliveira. 1997. Açores. Setúbal: Maurício Abreu: Victor Figueiredo.



 
Equipamento Fotográfico em destaque

 
Alfa 2, ca. 1963  
   


Alfa 2, ca. 1963
Construtor WZFO - Wariszawskie Zaklady Foto-Optyczne, Varsóvia, Polónia

Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF / Coleção António Pedro Vicente, PT/CPF/CCEF/APV/00397
© Centro Português de Fotografia/DGLAB/MC


A Alfa 2 é uma câmara fotográfica de origem polaca que tem uma aparência bastante singular. Construída em metal fundido, com pormenores e acabamentos em baquelite, utiliza filme 35 mm para as normais exposições de 24x36 mm.
O seu posicionamento, por defeito, é o vertical, mas também faz fotografias de paisagem (posição horizontal).
Primando pela sua aparência peculiar, era também vendida nas cores azul, azul-marinho, rosa, bege, verde e vermelho.

 
© 2018 Centro Português de Fotografia | Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixel